Manhattan, uma das áreas mais icônicas da cidade de Nova Iorque, é famosa por sua arquitetura deslumbrante, vida noturna agitada e oportunidades infinitas. Contudo, isso tudo tem um preço já que ostenta o título de ser o lugar mais caro para se viver nos Estados Unidos.
O custo de vida é mais que o dobro da média nacional, de acordo com o Índice de Custo de Vida do Conselho de Pesquisa Comunitária e Econômica. Relatado pela primeira vez pela CNBC, o relatório afirma que o custo de vida de Manhattan é 24% superior ao de Honolulu, a segunda área urbana mais cara dos EUA, e 31% superior ao de São Francisco, a terceira cidade mais cara.
A classificação foi dada considerando habitação, serviços públicos, mantimentos, transporte, saúde e bens ou serviços diversos. Os dados foram coletados entre 1º de janeiro e 31 de março deste ano. Estas são as 10 áreas urbanas mais caras, de acordo com a análise:
- Nova York (Manhattan)
- Honolulu
- São Francisco
- Nova York (Brooklyn)
- Condado de Orange, Califórnia
- Los Angeles (Longa Praia)
- Washington DC
- Boston
- Seattle
- São Diego
A habitação é 4,8 vezes superior à média nacional em Manhattan – os residentes ricos e o espaço limitado fazem subir os preços. Além disso, Manhattan tem os mais altos “custos de vida diversos”, como entretenimento, álcool e roupas.
A demanda por moradia em Manhattan é extremamente alta e o espaço disponível é limitado, sendo que a população continua a crescer, criando uma competição ainda maior por imóveis, fazendo com que os preços dos aluguéis e das propriedades subam rapidamente.
Manhattan também é conhecida por seus condomínios de luxo e propriedades exclusivas. Os magnatas e celebridades frequentemente investem em apartamentos com vistas deslumbrantes do horizonte de Nova Iorque e os preços dessas propriedades podem chegar a dezenas de milhões de dólares.
No entanto, muitos estão dispostos a pagar esse preço pelo que Manhattan oferece. A ilha é o centro financeiro dos EUA, lar de uma cena cultural vibrante, restaurantes de classe mundial e oportunidades de carreira inigualáveis.
Fonte: TimeOut NY