Outro meio de transporte muito utilizado pelos nova-iorquinos são os táxis.
Quem nunca viu em algum filme rodado em Nova Iorque os famosos táxis amarelos. Aliás, os licenciados pela – Taxi and Limousine Commission TLC – são mesmo os amarelinhos.
Apesar da enorme quantidade de táxis que circulam pela cidade ainda assim pode ser complicado conseguir um livre. Para saber se o táxi está livre basta verificar a luz do teto, se estiver acessa é sinal que o táxi está livre.
Observação: Os táxis só está autorizados a transportarem até quatro passageiros. O passageiro da frente deve utilizar cinto de segurança.
Observação: O valor da bandeirada “Initial Fare” está marcado na porta do táxi. Se o trânsito estiver bom você é cobrado por quilometragem, se estiver muito lento, por minuto.
Dica: Se no seu trajeto tiver algum pedágio possivelmente o taxista irá lhe solicitar o valor respectivo ou cobrá-lo ao final da corrida.
Dica: A gorjeta para o motorista deve ser de 15% a 20% sobre o valor da corrida. O pagar em dinheiro, não se esqueça e incluí-la, agora se for por cartão, o próprio sistema aponta as opções.
É bom também evitar de pegar um táxi no horário que os motoristas trocam de turno, ou seja, entre as 16 e ás 17h. Além disso, também é mais difícil conseguir um táxi em dias de chuva.
Dicas para chamar um táxi em Nova Iorque
- Verifique se a placa luminosa no teto do veículo está acesa, pois se estiver apagada significa que já está ocupado.
- Procure chamar um táxi sempre do lado da rua no sentido que deseja ir para economizar.
- Fique em lugar visível e acene com o braço.
- Assim que o táxi parar, entre no veículo e informo o destino.